Como eu gosto de estar "Abrigada"!!

O pinheiro manso.

A ameixeira em flor.
Os citadinos vivem diariamente "enfiados" no betão, no trânsito, nas multidões e acabam por se enjoar dessa vida. De tal forma que escapam por uns dias, um fim-de-semana, umas mini-férias ou sob qualquer outro pretexto, para espairecer, para apreciar o que de facto é mais tranquilo e natural. Pois, a mim também me dá vontade de procurar recantos mais simpáticos onde cumprimentamos os mais ilustres desconhecidos com um "bom-dia" sentido e obtemos a sua retribuição imediata. Onde se sentem os cheiros agradáveis como o pão que sai do forno, ou a lenha que arde na lareira, ou mesmo, o intenso cheiro do pinheiro manso, indicando-nos que ali estamos mais perto da natureza...
E, é nestes sítios mais pequenos, em aldeias ou vilas que se vão tornando mais familiares que encontramos os amigos de longa data. Aí, nem tudo é fácil, tudo se faz com trabalho, engenho e partilha de tarefas. Cada um tem o seu lugar e cada um desempenha a sua pequena tarefa. O sentido de família, de amizade toma contornos muito intensos. Vive-se com o "tempo" (clima) mas, para nós citadinos, incrivelmente sobra tempo... Creio que o mudar de ritmos para isso contribui.
Cada estação tem as suas coisas: já apanhei e mordisquei uns dos melhores diospiros da minha vida, no final do Verão, já "trinchei" azeitonas até ficar com as mãos encardidas, no início do Outono, já apanhei as folhas secas espalhadas pelo chão, em pleno Outono/Inverno, já apreciei o chilrear dos pássaros, no ínicio da Primavera e, acompanhei os novos rebentos que surgem nas ameixeiras e as flores que brotam em força por todo o jardim.
Contemplação citadina, diriam! Mas, com a consciência que a vida do campo para quem tenha uma horta, pomar ou jardim não é de forma nenhuma "pêra doce". Toda a água é poupada: se sobra no Inverno, há que guardá-la para o Verão. Nem todas as plantas precisam do mesmo tipo de rega: por vezes, basta aplicar a técnica dos dois vasos desnivelados, para ter uma rega gradual em diferentes pontos de um terreno acidentado.
Mas, é magnífico ver a natureza ser generosa para com amigos tão preciosos!
Obrigada, Abrigada!
Etiquetas: Abrigada
1 Comments:
Have a great and blessed
Easter
Enviar um comentário
<< Home